Tesouro Direto

dinheiro investido no tesouro diretoSão títulos públicos federais emitidos pelo Governo, por meio do Tesouro Nacional, com a finalidade de captar recursos para o financiamento da atividade pública. Em função disso, são vistos pelo mercado como de baixo risco.

Preços dos Títulos Públicos

O preço unitário, valor pelo qual são negociados os Títulos Públicos, é uma estimativa do valor a ser recebido no futuro, corrigido por uma taxa de juros determinada, que é a remuneração de quem investe.

A relação entre a taxa de juros e o preço é inversamente proporcional. Quando a taxa de juros cai, o preço sobe. Quando a taxa de juros sobe, o preço cai. E essa variação será tanto maior quanto maior for o prazo remanescente do título. A única exceção é a LFT, que dia a dia, é corrigida pela taxa Selic.

Características

– Remuneração pré ou pós-fixada;

– Liquidez diária (compra e venda diária) pelo Tesouro Direto e cotação diária tanto para venda quanto para compra;

– Investimentos com diferentes prazos e objetivos como: caixa, geração de renda e para evitar a depreciação de capital no longo prazo.

Veja abaixo as opções de Títulos Federais que você pode adquirir:

Tesouro Selic (LFT): São títulos pós fixados vinculados à taxa Selic. Mais indicados em momento de ciclo de alta das taxas de juros e momentos em que a economia está se contraindo, geralmente após um longo período de alta dos índices de inflação.

Rentabilidade: Selic

Características:  Juros + principal no vencimento

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B): São títulos indexados à inflação. Rendem juros mais a inflação medida pelo IPCA. Os ganhos do investidor corresponderão aos juros que superarem o índice de inflação. Mais indicados em momento de medidas expansionistas que irão aumentar o consumo e, consequentemente, forçar o aumento dos preços da economia como um todo. Também são indicados para períodos longos, para garantir ganho real da aplicação. A diferença entre os dois tipos de títulos é que a NTN-B paga juros semestrais e o restante no vencimento, enquanto na NTN-B Principal o pagamento dos juros e do principal é realizado somente no vencimento.

Rentabilidade: IPCA + Juros

Características: Juros semestrais e o principal no vencimento

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal): São títulos indexados à inflação. Rendem juros mais a inflação medida pelo IPCA. Os ganhos do investidor corresponderão aos juros que superarem o índice de inflação. Mais indicados em momento de medidas expansionistas que irão aumentar o consumo e, consequentemente, forçar o aumento dos preços da economia como um todo. Também são indicados para períodos longos, para garantir ganho real da aplicação. A diferença entre os dois tipos de títulos é que a NTN-B paga juros semestrais e o restante no vencimento, enquanto na NTN-B Principal o pagamento dos juros e do principal é realizado somente no vencimento.

Rentabilidade: IPCA + Juros

Características: Juros semestrais + principal no vencimento

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F): São títulos prefixados, ou seja, na data de aplicação é conhecida a rentabilidade da operação, caso os ativos sejam mantidos até a data do vencimento. Mais indicados para momentos de fim do ciclo de alta, início ou manutenção de ciclo de baixa da taxa de juros básica da economia. A diferença entre os dois tipos de títulos é que a NTN-F paga juros semestrais, e o restante no vencimento, enquanto que na LTN o pagamento dos juros e do principal é realizado somente no vencimento.

Rentabilidade: Juros predefinidos

Características: Juros semestrais e o principal no vencimento

Tesouro Prefixado (LTN): São títulos prefixados, ou seja, na data de aplicação é conhecida a rentabilidade da operação, caso os ativos sejam mantidos até a data do vencimento. Mais indicados para momentos de fim do ciclo de alta, início ou manutenção de ciclo de baixa da taxa de juros básica da economia. A diferença entre os dois tipos de títulos é que a NTN-F paga juros semestrais, e o restante no vencimento, enquanto que na LTN o pagamento dos juros e do principal é realizado somente no vencimento.

Rentabilidade: Juros predefinidos

Características: Juros + principal no vencimento

Informações Importantes

A quantidade mínima de compra é a fração de 0,01 título, ou seja, 1% do valor de um título, desde que respeitado o valor mínimo de R$ 30,00. O investidor pode comprar 0,01 título; 0,02 título; 0,03 título e assim por diante.

Não há limite financeiro para venda.

Já o valor máximo para aplicação é R$ 1.000.000,00 por mês.

Tabela de imposto de renda sobre os rendimentos

Até 6 meses: 22,5% sobre o rendimento

Entre 6 meses e 1 ano: 20% sobre o rendimento

Entre 1 ano e 2 anos: 17,5% sobre o rendimento

Mais de 2 anos: 15% sobre o rendimento